A importância da cultura Geral na REDAÇÃO
Uma analogia só funciona bem se o autor for capaz de:
a) Ler adequadamente o tema:
-Analisar suas várias implicações: sociais, políticas, econômicas e sociais.
-Selecionar apenas as implicações que lhe interessam.
b) Interpretar as entrelinhas:
-Quais as intenções de quem deu o tema? Por que exatamente esse tema?
-O que esse tema tem a ver comigo? Com o meu universo social? Com o mundo em que vivo?
-O que é senso comum nos textos auxiliares? O que é inusitado?
-O que se pode aproveitar do que está escrito para ser usado como fio condutor?
c) Relacionar ideias:
- quais as implicações históricas do tema? É possível prever o que ele projeta?
-há possibilidades de relacionar o tema com a literatura? Ao cinema, pintura , escultura…
- a partir de um relato histórico, literário, imaginário, é possível discutir o tema?
d) Vivência linguística:
Encontrar as palavras adequadas para expressar suas ideias.
Utilizar as conjunções adequadas para estabelecer as relações de sentido entre as orações.
Usar recursos de estilo para tornar o texto mais didático e, por isso, mais acessível ao leitor.
Usar recursos de estilo para fugir ao senso comum e evitar repetições desnecessárias.
Muitos alunos confundem analogia x comparação.
A analogia difere da comparação, porque dispensa a presença da conjunção COMO e assume caráter poético. A analogia é um processo metafórico. Construí-la, do início ao fim de um texto, é uma operação sofisticada que envolve:
Uma excelente leitura do tema proposto;
Cultura pessoal;
Grande capacidade de observação;
Criatividade para estabelecer relações de ideias.
Grande abraço no coração de todos e até a próxima.
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